Essa é a primeiríssima de muitas receitas que terão aqui no blog. Eu sei que vários sites dão a receita do bolo arco íris, mas não custa nada falar dessa deliciosa receita. Então vamos ao que interessa.
Ingredientes
1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
4 ovos separados (em temperatura ambiente)
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
Corantes para fins alimentícios (pode ser das cores que vc quiser e quantos quiser!)
Modo de preparo:
Antes de começar, queria dizer que a receita da fotografia é dupla, porque estava fazendo o bolo pra minha festa e várias pessoas iam comer. Por isso, não se assustem se acharem que tem muita coisa na foto. Partindo pro bolo, a primeira coisa a ser feita é misturar toda a manteiga com todo o açúcar. A dica pra esse passo é deixar a manteiga fora da geladeira por um certo tempo, pra que ela fique mais cremosa e mais fácil de se misturar com o açúcar. Mexa bem até que tudo forma uma massa cremosa só.
Depois, acrescente as gemas uma a uma e misture para que elas se juntem ao restante da massa. Lembre-se: coloque uma gema, misture, coloque outra, misture, e assim por diante.
Com todos as gemas misturadas, pegue as claras e bata para que elas fiquem em neve. Eu sempre bato as claras com o auxílio do mixer (ou da batedeira) porque vai mais rápido e os picos ficam mais duros. Coloque a clara em neve na massa e mexa de forma mais delicada, sempre de baixo para cima, até que tudo se misture e a massa fique um pouco mais líquida e brilhante.
Com tudo misturado, é hora de acrescentar a farinha. Despeje tudo no recipiente e misture bem até que tudo esteja homogêneo na massa. Aproveite e acrescente a colher de fermento em pó.
Se você estiver com vontade de fazer um bolo comum, pare por aqui, coloque pra assar e pronto. Mas, para os interessados num bolo arco íris, ainda temos alguns passos pela frente. Acrescente na massa a essência de baunilha e a colher de leite e misture bem. Repare que o cheio já fica mais gostoso e a cor da massa não é alterada, o que é importante levando em consideração que ela deverá ficar de quatro (ou mais) cores diferentes.
Com tudo pronto, divida a massa em quatro (ou mais – dependendo da quantidade de cores que você resolveu fazer) recipientes diferentes em quantidades semelhantes. Evite deixar muita massa em um e pouca em outro, quanto mais parecidas as partes estiverem, melhor!
Agora começa a parte divertida! Pegue os corantes que você escolheu e jogue cada um em seu respectivo pote. Lembre-se: você deve ter comprado corante para fins alimentícios, afinal, não queremos ninguém tendo infecção alimentar depois de comer uma receita nossa!
Com a forma untada, pegue a cor que você deseja que fique no centro do bolo. Despeje tudo no centro de forma e evite que ela se espalhe muito. Depois, escolha a segunda cor e vá ajeitando ela com uma colher de sobremesa ao redor da cor central. Sei que parece confuso, mas acho que a foto explica melhor:
Quando você notar que a parte superior do bolo está com uma aparência mais seca, faça o teste do palito: fure a massa com um palito de dente e, se ele sair limpo, significa que seu bolo está pronto! Importante: não faça o testo do palito e nem abra o forno antes de completar 40 minutos assando!
Depois espere esfriar, desenforme e já pode servir! Se preferir, faça uma calda de brigadeiro e jogue por cima ou sirva ao lado! Vale a pena ;)
Olha que lindo fica na hora de servir.
Taí, o bolo arco iris, diferente de tudo que você já viu ou já comeu né (eu acho, rsrs)
Valeu gente, até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário